Home » Saúde & Bem Estar » Câncer de Boca: Sintomas e Tratamento 

Câncer de Boca: Sintomas e Tratamento 

O Câncer de boca é mais comum em pessoas brancas. Confira informações sobre esse tipo de câncer e saiba como se prevenir.

Intitulamos como câncer de boca aquele que acomete os lábios e a cavidade oral como um todo (gengivas, mucosa bucal, palato duro, assoalho da boca e língua oral). É mais frequente em pessoas brancas, registrando-se com maior intensidade no lábio inferior quando comparado ao superior.

Os cânceres de boca acometem principalmente tabagistas. Os riscos de desenvolvimento da doença aumentam quando o tabagista também é alcoólatra. Além dos fatores mencionados acima, outros que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, má higiene bucal, vício de fumar cachimbos e cigarros e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

SINTOMAS DO CÂNCER DE BOCA

O aparecimento de feridas na boca é o principal sintoma deste tipo de câncer, as quais não cicatrizam em uma semana, como as que aparecem em razão de algum outro problema. Outros sintomas são ulcerações superficiais (que podem sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Em estágio avançado, o portador da doença pode apresentar sintomas como dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de dor e presença de caroço no pescoço e emagrecimento acentuado.

PREVENÇÃO DE DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE BOCA

Todas as pessoas devem manter hábitos saudáveis a fim de prevenir o aparecimento da doença, principalmente as com mais de 40 anos de idade, fumantes e portadores de próteses mal ajustadas e com dentes fraturados.

É necessário que as pessoas façam ao menos uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais.

Para a prevenção do câncer de lábio é indicado evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é essencial para a prevenção deste tipo de câncer.

TRATAMENTO DO CÂNCER DE BOCA

A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Nas lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia apresentam bons resultados e sua indicação dependerá da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos). A quimioterapia associada à radioterapia é empregada nos casos mais avançados, quando não é possível a cirurgia. Caso haja suspeita do problema o ideal é procurar um especialista para que ele possa indicar o tratamento mais eficaz para o caso.

 

About TemDicas

Check Also

Como Emagrecer Com Saúde: Dicas

Se você está em busca de dicas para saber como emagrecer com saúde, basta ler este artigo que irá te auxiliar com dicas bastante fáceis e úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *