Home » Carros » Como Fazer a Leitura de Um Pneu, Dicas

Como Fazer a Leitura de Um Pneu, Dicas

Como fazer a leitura de um pneu

Possuir um carro com pneus em bom estado é mais do que a obrigação de todo proprietário de qualquer veículo automotivo, pois eles devem estar preservados para que não ocorram acidentes. Assim é sempre bom estar fazendo uma manutenção dos mesmos. Aprenda neste artigo como fazer a leitura de um pneu.

Muitas pessoas não sabem que todo pneu, em sua lateral, possui um código de leitura numérico. Ele é meio complicado de ser decifrado mesmo, portanto, fique atento a todas as explicações que serão dadas aqui, pois é essencial saber como se faz esta dinâmica pelo fato de que é através desta leitura que se faz a compra dos pneus.

Leia também:

Preço do Novo Camaro 2013

Passo a Passo para fazer a Leitura do Pneu

Para que o seu entendimento fique mais fácil e mais claro, o Têm Dicas resolveu tomar como base um pneu que possua 180/55 B 14 82R. Veja o que cada número e letra representa:

- O número 180 representa a largura do pneu em milímetros, enquanto o 55 é o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu em milímetros. (O perfil do pneu será menor quando este número também for menor).

- A letra “B” representa diagonal-cintada, belted em inglês que é o tipo de construção do pneu. Ainda podem aparecer as letras, “R” (radial) e “D” (diagonal).

- O número14 representa o diâmetro o aro, ou seja o diâmetro interno do pneu em polegadas.

- O número 82 representa o índice de carga, ou seja, ele indica a capacidade de carga máxima que o pneu consegue suportar. Neste exemplo que utilizados o 82 pode revelar que este pneu consegue suportar até 475 kg.

- A letra “R” representa a velocidade máxima em que o pneu pode ser submetido. Neste exemplo utilizado, o “R” quer dizer que este pneu suporta até 170 km/h.

A seguir o Têm Dicas fez uma relação das letras que representam a velocidade máxima que cada pneu consegue suportar, veja:
- R :170 km/h;
- S :180 km/h;
- N :140 km/h;
- P: 150 km/h;
- Q: 160 km/h;
- T :190 km/h;
- U : 200 km/h;
- W : 270 km/h;
- Y : 300 km/h;
- H :210 km/h;
- V: 240 km/h.

Após aprender a como fazer a leitura de um pneu, vá até o seu veículo e tente fazer você mesmo. Dessa forma poderá analisar se ele está dentro dos padrões e poderá ter muito mais segurança.

About Jessica Pucci

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>