Home » Enem » Como Fazer Uma Boa Redação no Enem

Como Fazer Uma Boa Redação no Enem

Para fazer uma boa redação no Enem não há segredo nem mistérios. Então, para que não reste nenhum tipo de dúvida e possamos lhe ajudar a ter um bom desempenho na redação na prova do ENEM, vejam algumas dicas úteis abaixo.

Como fazer uma boa redação para o ENEM
Como fazer uma boa redação para o ENEM

Está chegando a hora da prova do Enem, e a preocupação da maioria dos estudantes, certamente é a redação, pois grande parte tem dificuldade em escrever corretamente. É preciso treinar bastante, para adquirir prática e facilidade ao escrever, para dominar muito bem a parte técnica e ortográfica.

Fique atento ao formato de redação escolhido pelo Enem e também pela maioria dos vestibulares, que é a dissertação-argumentativa, e saiba que neste gênero, você pode construir uma tese inicial e defender diferentes pontos de vista ao longo do texto. Abaixo, segue algumas dicas que separamos para auxiliá-lo na hora dos seus treinos.

Redação Enem
Redação Enem

Dicas para Redação

Leia cuidadosamente os textos de apoio, e veja o tema com muita atenção para não fugir do assunto central. Escolha com cautela quais serão os argumentos que você irá utilizar para defender sua tese. Faça um rascunho, separando suas ideias principais, e procure escolher um tema que você domine bem, para conseguir expor claramente seu ponto de vista. Na hora em que estiver fazendo o rascunho preocupe-se com o conteúdo, deixando a gramática para outra fase.

Uma dica muito interessante que poderá lhe ajudar na hora de elaborar a sua redação para o Enem é marcar no texto de apoio as idéias importantes do mesmo, veja qual aquela ideia que se sobre-sai em cada paragrafo e marque-a, isso poderá te ajudar muito na elaboração da sua redação.

Refaça o rascunho, tentando valorizar seu texto, amarrando as ideias umas nas outras, não deixando seus argumentos soltos, isso fará com que o leitor não se sinta confuso, e nunca se esqueça da estrutura básica de uma redação dissertativa-argumentativa.
Após os rascunhos, chegou a hora de encontrar os errinhos de gramática e concordâncias, e caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra, e finalmente passe o texto a limpo, respeitando o limite de linhas.

Dicas para ir bem na redação do Enem
Dicas para ir bem na redação do Enem

Estrutura Básica

Na introdução, você deve apresentar o tema, evitando fazer rodeios. Já no desenvolvimento, recomendamos que a tese seja exposta para direcionar a leitura, mostrando sua linha de raciocínio, apresente ideias que justifiquem consistentemente sua tese.Tente reservar um parágrafo para cada argumento, dessa forma fica tudo bem organizado.

Para fazer a conclusão, fique atento, pois no Enem, esse é o momento que você deve propor a solução aos problemas levantados durante a sua redação.Feito isso, é só entregar sua provo e torcer, esperando o resultado sair.

About Jessica Pucci

Check Also

Dicas para Fazer uma Boa Redação no Enem 2012-2013

Para você que deseja fazer uma boa refação no Enem 2012-2013, vale apena conferir algumas dicas que selecionamos logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *