Home » Saúde & Bem Estar » Como Identificar o Câncer de Mama

Como Identificar o Câncer de Mama

Aprenda como identificar o câncer de mama, veja quais os principais sintomas deste problema e ainda como prevenir a doença.

Como Identificar o Cancer de Mama

Cuidar da saúde é algo essencial, para que possa viver com qualidade de vida para sempre. Para isso é importante saber as principais doenças que normalmente acontecem em cada sexo para saber identificá-las e correr logo para um especialista. Este artigo irá falar um pouco mais sobre o câncer de mama.

Todas as mulheres com 40 anos ou mais devem procurar anualmente um ginecologista, ambulatório, UBS (Unidade Básica de Saúde, mais conhecida como posto de saúde) ou centro para a realização do exame clínico das mamas. E, mulheres entre 50 e 69 anos de idade devem realizar ao menos uma mamografia por ano. Estes procedimentos devem acontecer mesmo que não seja detectado nenhum sintoma.

No exame clínico, o médico ou o enfermeiro treinado irá apalpar as suas mamas a fim de encontrar algum possível nódulo. Caso alguma alteração seja detectada pelo profissional, o mesmo irá encaminhá-la para a realização de algum exame mais específico, como é o caso da mamografia.

Se você for indicada para fazer uma mamografia, não fique preocupada, pois o profissional pode estar querendo apenas te prevenir de algo, e não já diagnosticando um câncer. A mamografia é um exame super simples que consiste em um raio-X das mamas.

Prevenção do Câncer de Mama

O auto-exame é a melhor medida de prevenção do câncer de mama. Ele deve ser realizado pela própria mulher que ao menos uma vez por semana apalpa às suas mamas. Porém, vale ressaltar que o auto-exame não substitui o exame clínico que deve ser realizado uma vez por ano como já foi citado anteriormente.

Caso você esteja realizando o auto-exame e note alguma alteração em suas mamas, por mais pequena e insignificante que seja, não perca tempo; vá logo procurar algum serviço de saúde, pois se for um câncer, quanto antes houver o diagnóstico maiores são as chances de cura.

Levar uma vida saudável, com uma alimentação adequada (legumes, verduras e frutas), praticar exercícios físicos e não fumar também ajuda muito a não desenvolver não só o câncer de mama, mas sim outras inúmeras doenças.

Sintomas do Câncer de Mama

Os sintomas do câncer de mama são bem sutis. O mais fácil de notar é um caroço acompanhado ou não de dor. Alguns pequenos carocinhos podem aparecer também embaixo do braço. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja.

About Jessica Pucci

Check Also

Como Emagrecer Com Saúde: Dicas

Se você está em busca de dicas para saber como emagrecer com saúde, basta ler este artigo que irá te auxiliar com dicas bastante fáceis e úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *