Home » Casa & Construção » Como Instalar Banheiras, Modelos

Como Instalar Banheiras, Modelos

Aprenda passa a passo como instalar banheiras redondas, de hidromassagem, retangular, de quanto, entre outros modelos.

Como Instalar Banheiras   pequenas
Como Instalar Banheiras pequenas

 

Como instalar banheiras –  Hoje em dia as pessoas correm tanto com o trabalho, estudos, e outros afazeres, que sonham em poder chegar em casa e tomar um bom banho relaxante para descansar, e se for em uma espaçosa e confortável banheira, melhor ainda.

Se você ainda não tem, e gostaria de ter uma, inspire-se em nossas dicas e anime-se em instalar uma em seu banheiro, para poder desfrutar dessa maravilhosa sensação de relaxamento e prazer, que fará renovar-se rapidamente.

O ideal é instalar a banheira quando ainda está construindo sua casa, mas se já tem o seu ambiente pronto, também é possível, saiba que vai dar um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado final é bastante satisfatório.

Como Instalar Banheiras  redondas
Como Instalar Banheiras redondas

Redondas, Retangulares ou de Canto

Antes de colocar a mão na massa, você precisa ter as medidas exatas de seu banheiro, para decidir qual vai ser o modelo de banheira que deseja instalar em seu banheiro. Nem sempre aquela que desejamos ter, é a que é possível colocar dentro de seu banheiro, para tanto, é necessário verificar instalações hidráulicas e algumas medidas. O mercado oferece alguns modelos, entre os mais vendidos estão as retangulares, as de canto e as redondas.

As retangulares têm a facilidade de se encaixar aos cantos e também é mais fácil de adequar-se ao corpo, mas antes disso, verifique se o seu tamanho vai atender às suas expectativas. Não se esqueça que se estiver pensando em usar a banheira a dois, este modelo não é o adequado.

As banheiras de canto, também chamadas de triangulares são ideais para espaços pequenos, pois qualquer cantinho é suficiente para a instalação, existem vários tamanhos de banheiras triangulares, portanto, atende bem à todas as pessoas. Se você procura uma banheira mais profunda as redondas são ideais, são mais confortáveis, mas ocupam um espaço bem maior que as outras, são perfeitas para quem dispõe de um espaço grande.

Seja qual for o modelo escolhido, lembre-se sempre que é muito importante dar atenção ao tipo de material que foi empregado na fabricação, pois quanto mais brilhante o acabamento, melhor será para fazer a limpeza, as banheiras feitas em fibra costumam ser bem mais baratas que as de acrílico, porém mais difíceis de higienizar.

Se você optar por uma banheira com mais profundidade, fique atenta à forma como se entra na banheira, geralmente é necessário acoplar uma escadinha, mas as escadas embutidas são mais fáceis e seguras de serem utilizadas. O importante é se sentir segura e aconchegante na hora de desfrutar dessa maravilhosa sensação de um banho relaxante.

Como Instalar Banheiras   quadradas
Como Instalar Banheiras quadradas

Como Instalar Banheiras, Passo à Passo.

instalação de uma banheira pode demorar de duas há mais ou menos  seis horas, tudo vai depender da situação e ainda do local onde será feita à instalação da mesma. Algumas residências já contam com o  espaços  construídos especialmente para a instalação de banheiras. Já outros, precisam de mudanças na arquitetura e estrutura, a fim de receber o equipamento.

Matérias necessárias para a instalação da banheira:    chave de boca, alicate bico de papagaio,  chave de fenda, alicate, fita veda rosca trena, nível de bolha, lixa, cola para tubo de água fria e água quente, serrinha, luvas, disjuntor de 50A e um DR de 63A.

Para dar início, comece analisando o local de instalação da banheira. Se o ambiente ainda não estiver preparado para  recebê-la, faça o rebaixo do piso, seguindo as medidas da banheira. Em alguns  casos o rebaixo não é necessário, e a instalação é realizada em piso reto. Por isso, esta análise deve ser feita em conjunto com o projetista para que consiga fazer de forma correta, evitando assim gastos desnecessários.

Se o registro da entrada de água ainda não existir é preciso fazer a instalação. Vale lembrar de que a instalação elétrica da banheira (motor) necessita de uma porta ou vão para que sejam realizadas as manutenções,  com mais facilidade.

Confira toda a instalação da fiação elétrica, já que a banheira armazenará água, sendo assim, para a segurança dos usuários e do instalador é importantíssima que toda a fiação ofereça o máximo de segurança possível. 

Insira a banheira no espaço dedicado a ela, nivelando-a na base. Se necessário faça a regulagem para que seja encaixada perfeitamente no espaço que está disponível para ela. O próximo passo é conectar a banheira às instalações elétricas e hidráulicas, com as duas saídas, tanto a de água quente, quanto à de água fria.

Instale o  misturador e vede-o com o sistema de isolamento de silicone. É importante certificar-se de que não há nenhum tipo de vazamentos, e aperte com o auxílio do alicate de bico de papagaio.

Agora, corte os canos responsáveis pelas ligações da entrada e saída de água, tendo como base as medidas já tiradas. Encaixe as tubulações, unindo-as e vedando-as com o veda rosca e a cola.

A ligação da saída de água deverá ser conectada diretamente à caixa sifonada e não ao esgoto, pois poderá causar um forte mau cheiro em algumas das instalações.

Para finalizar a instalação ligue a banheira de hidromassagem e teste-a, depois de verificar se não existe nenhum tipo de vazamento que possa prejudicar o funcionamento da banheira, basta completar os  espaços com argamassa.

 

Como Instalar Banheira retangular
Como Instalar Banheira retangular

About Jessica Pucci

Check Also

Apartamentos no Centro de São Paulo

Para quem está em busca de apartamentos no Centro de São Paulo, nesta matéria selecionamos algumas informações sobre o assunto e ainda sites de imobiliárias e construtoras, confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *