Home » Arte & Artesanato » Como Pintar Madeira, Passo à Passo

Como Pintar Madeira, Passo à Passo

Quer saber como pintar móveis de madeira? Então, saiba que podemos ajudar, veja abaixo como pintar molduras, móveis e pallets de madeira passo a passo.

pintar madeira
Aprenda passo a passo como pintar madeira de pallet

Pintar Madeira – Certamente, em algum momento, você já se deparou com um móvel ou algum outro objeto de madeira antigo, e pensou em jogá-lo porque estava feio? Com as dicas a seguir, conseguirá dar uma cara nova para aquele móvel antigo que estava escondido em sua garagem, ou até mesmo para aquele baú velho, que poderá retornar em sua decoração, totalmente repaginado, e destacando-se no ambiente. Basta seguir nossas recomendações no passo à passo, que você se surpreenderá com os resultados, vale à pena conferir.

Apostando na Qualidade

Geralmente, os móveis mais antigos têm uma qualidade superior aos novos, portanto vale à pena investir na renovação de um móvel de qualidade. Você conseguirá renovar um móvel com alguns arranhões e marcas antigas se executar todos os passos da restauração.

Comece removendo todos os acessórios que compõe o móvel, como puxadores e alças, guardando para colocá-los no final em seus respectivos lugares, portanto é sempre bom colocá-los em um saco com etiqueta, para que no final você devolva para o lugar correto, e se for necessário, já faça uma limpeza com o produto adequado ao material. A seguir, você deverá lixar bem o móvel para conseguir retira todas as marcar e resíduos de produtos de limpeza e polimento que existam no móvel.

saiba como pintar madeira
Aprenda passo a passo como pintar móveis de madeira

Utilize uma lixa de aspereza média para iniciar o trabalho, e desgaste toda a peça uniformemente, de modo todas as partes do móvel fiquem iguais. Tente lixar tudo em direção ao veio da madeira para não danificar a peça. Se a peça tiver partes curvas ou esculpidas, tenha cuidado para não lixar demais e danificar o design da peça, utilizando, por exemplo, uma meia enrolada para dar apoio à lixa, para facilitar o trabalho.

Existem lixadeiras elétricas que fazem este trabalho, mas para utilizá-la você precisa ter muito cuidado, pois são rápidas demais e dependendo da superfície que vai ser lixada, pode causar danos à peça. Quando terminar essa fase, você deve retirar todo o pó para verificar se ainda existem arranhões, lascas ou rachaduras e se houver, lixar novamente com uma lixa mais fina para dar um acabamento final na peça, e aí sim limpar muito bem toda a superfície, e verificar se há necessidade de reparar com massa de madeira.

Se você precisou esconder alguma imperfeição com massa, deixe secar bem para lixar novamente e limpar com um pano macio e sem fiapos, removendo todas as partículas da madeira e toda a poeira, para finalmente começar pintar sua peça. Agora você deve escolher a cor e o tipo de tinta que vai utilizar, se você deseja um visual luxuoso, deve optar por uma tinta com acabamento brilhante, mas se a sua intenção é de que seu móvel fique com um aspecto limpo e renovado opte por uma tinta fosca. Antes de aplicar a tinta você deve passar na peça toda um primer que ajuda a tinta aderir e a pintura tem mais durabilidade.

Para pintar use um pincel ou um rolo de espuma, ambos são ótimos para este tipo de trabalho. É interessante dar um acabamento com um selante após ter terminado o trabalho de pintura, ou se preferir utilize cera para uma aparência antiga. Depois de todo esse processo, recoloque os acessórios no lugar e curta seu móvel novo que poderá ser o destaque do ambiente a ser decorado. Como é possível notar logo acima, pintar móveis de madeira não é uma tarefa nada complicada, basta ter as dicas certas.

madeira
Como pintar madeira de moldura

About Jessica Pucci

Check Also

Decoração de festa Infantil Peppa Pig

A decoração de festa infantil com o tema Peppa Pig é uma ótima escolha e sem dúvida será diversão garantida. Confiram algumas dicas e fotos que poderão te ajudar na hora de decorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *