Home » Dicas » Enfeites com Materiais Recicláveis Passo a Passo: Como Fazer

Enfeites com Materiais Recicláveis Passo a Passo: Como Fazer

Nada mais divertido que decorar a casa. É ainda melhor quando nós ajudamos a natureza, gastamos pouco e reutilizamos materiais que temos em casa. Impossível? Felizmente não, e nós do Tem Dicas viemos hoje com essa missão de ensinar, trazendo as melhores opções de acessórios modernos, úteis e que com certeza se encaixarão em sua decoração.
Decorar é uma arte, reciclar pode ser muito divertido, assim como fazer artesanato. Unir esses feitos harmonicamente é a nossa missão aqui hoje. Faremos uma breve ambientação para ensinarmos como podem ser feitos lindos enfeites para você usar no seu lar.
Numa sala onde bata bastante sol é sempre bacana ter algo para prender as cortinas deixando a luz penetrar. Com isso, a primeira peça que faremos será um prendedor de cortinas. Sabe aquelas sobrinhas de tecido? Botões velhos ou miçangas que não são usadas para nada? Daremos um destino lindo para todos esses materiais, confira:


Prendedor de Fuxico
Materiais:
Sobras de tecidos variados
Botões e miçangas
Linha
Tesoura
Lápis
Agulha
Tira de tecido elástico, retangular e com cor neutra de cerca de 25 cm

Modo de Fazer:
Pegue a tira de tecido e prenda um botão relativamente grande próximo de sua ponta. Na outra ponta faça a casinha para esse botão com um corte utilizando a tesoura. Para evitar que o tecido desfie é aconselhável que você contorne com pontos marcantes com linha colorida. Com o lápis no verso das sobras de tecido desenhe círculos diferentes. Você pode utilizar objetos circulares para servirem de molde. Passando a linha de cor da sua preferência na agulha alinhave toda a volta desse círculo puxando bem para que forme uma espécie de florzinha, esse será o nosso fuxico. Pegue um botão ou miçanga de sua preferência prender nessa linha e dê um pontinho e um nó para juntar esse miolinho à flor. Após fazer vários fuxicos de tecidos e tamanhos diferentes prenda-os na faixa de tecido intercalando por cor, estampa e também tamanho. Repita o processo se for o caso de uma cortina com duas partes. Prenda a faixa em volta da cortina com o botão e está feito.

Viram? Nosso primeiro enfeite reaproveita sobras de materiais de uma forma muito útil e simpática. Agora, imagine aquele momento que o telefone toca e você precisa muito anotar um recado e… Cadê a caneta? Perder canetas nunca mais, com o nosso porta canetas reciclável.
Porta Canetas Mimoso
Materiais:
Bastonetes
Cola Branca
Pote Plástico ou Vidro Lavado e Sem Etiqueta (O pote pode ser de maionese, requeijão, azeitonas e etc.)
Massa de Biscuit de Duas ou Três Cores de Sua Preferência
Tesoura
Moldes Para Cortar

Rolo Para Amassar o Biscuit
Como Fazer:
Pegue o biscuit e amasse até abrir bem com o rolo. Faça desenhos de pequenas flores, corações ou até mesmo bolinhas e corte com a tesoura. Ou então, você pode cortar pequenas figuras com o uso dos moldes. Cole as figuras no vidro separada e alternadamente. Pegue uma faixa de biscuit de cor da sua preferência e com o auxílio do rolo e do bastonete, estique-a e cole na borda do recipiente de vidro ou plástico. Está pronto o nosso porta lápis.


Viram? Muito fácil não é? Agora vamos fazer um super item para sala. Um puff. Sim isso mesmo de garrafas pet. Vamos conferir?
Puff Pet:
32 Garrafas Pet (Coca-Cola)
Fita Durex Larga
Tesoura
Papelão
Forro
Cola de Sapateiro
Meio Metro de Espuma com 5 cm de espessura
Um Metro de Curvim
Modo de fazer:
Pegue uma das garrafas e corte na marca superior que marcaria o local da etiqueta. Vire a parte cortada de ponta cabeça e encaixe na outra metade da garrafa. Pegue uma segunda garrafa e encaixe-a de ponta cabeça da mesma forma que fizemos anteriormente, só que dessa vez é para dar firmeza. Repita o processo no resto das garrafas e agrupe-as em duplas com o auxílio da fita adesiva larga. Deite dois pares de garrafas e una-os com a fita adesiva até ficar bem firme desse modo horizontal. Una os nove quartetos de garrafas também com fita adesiva até ficar bastante firme. Cole com a cola de sapateiro o papelão no tamanho do puff. Cole no papelão a espuma e cubra com o curvim de modo que suas pontas sejam coladas também com a cola de sapateiro.
E temos o nosso puff. Incrível não é? Se você gostou dessas ideias confira ainda mais dicas nos sites que separamos para você a seguir:
http://www.fazfacil.com.br/
http://www.recicloteca.org.br/
Ajudando o seu planeta de forma divertida e útil você decora seu ambiente e é ganho e aprendizado de sobra. Lembramos a você sempre a importância da reutilização dos materiais recicláveis para evitar o acúmulo de lixo no mundo e fazer com que esse seja mais limpo, melhor e viva por muito tempo.

escrito por Anah Goncalves

Autora de alguns dos textos do www.temdicas.com sempre pensando em você, procurando novidades, entretenimento e diversidade para todo tipo de público.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>