Home » Saúde & Bem Estar » Menstruação Escura o Que Pode Ser

Menstruação Escura o Que Pode Ser

O corpo feminino sofre muitas alterações ao longo de um mês, devido as mudanças hormonais, e as vezes, algumas mulheres se deparam com uma menstruação escura. Veja o que ela pode ser.

Menstruação escura o que pode ser

Diferentemente dos homens, a grande maioria das mulheres se preocupa com a sua saúde prestando atenção em todos os sinais que o corpo dá através de coisas mínimas como por exemplo, aparência dos cabelos ou das unhas que já podem significar que algo de errado está acontecendo em seu organismo. Ciclo regulares ou irregulares durante o período fértil de uma mulher são variação bastante normais, entretanto possuir uma menstruação escura pode servir de sinal para ir em busca de ajuda profissional.

Saiba o que Poder Ser Menstruação Escura

A menstruação feminina está ligada intimamente a fatores biopsicossociais, ou seja, sofre influência ambiental, emocional, devido a alimentação, a atividade sexual e também por questões de saúde. É muito importante lembrar também, que a idade da mulher também conta, adolescentes podem demorar dois ou até mais anos para que a sua menstruação se regularize.

O mesmo vale para as mulheres que estão no climatério, a sua menstruação pode ficar desregulada até chegar a menopausa. Além do ponto da regularidade, a duração, a quantidade de sangue e cor devem ser levados em conta. É aceitável que uma mulher fique até sete dias menstruada, quando este tempo ultrapassa o médico deve ser informado, pois a mulher está perdendo grandes quantidades de sangue, o que pode chegar a desencadear até mesmo uma anemia.

Menstruação escura o que pode ser

Em relação a cor do sangue, ele deve ser considerado saudável e normal, ou seja, um vermelho vivo, porém é totalmente normal que no começo e no fim ele fique um pouco mais escuro. Existem inúmeras explicações para que a sua menstruação possa estar escura como por exemplo.

Alterações hormonais devido a mudança de anticoncepcional (principalmente os orais), ingestão da pílula do dia-seguinte, efeito colateral de algum medicamento que a mulher esteja utilizando ou até mesmo indício de uma DST, endometriose e inflamações no útero. Entretanto, não é nada seguro tentar ficar adivinhando qual é o seu problema e ir até a farmácia e comprar qualquer remédio.

A menstruação escura como você pode ver pode ser ocasionada por diferentes fatores, o mais indicado é que você procure o seu ginecologista para que ele, através de investigações e exames, possa te dizer com certeza qual é o seu caso e passe as recomendações corretas.

About Jessica Pucci

Check Also

Como Emagrecer Com Saúde: Dicas

Se você está em busca de dicas para saber como emagrecer com saúde, basta ler este artigo que irá te auxiliar com dicas bastante fáceis e úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *