Home » Educação » ProUni 2013 Inscrições

ProUni 2013 Inscrições

Muitos estudantes aguardam ansiosamente para a chegada da data em que as inscrições para o PROUNI sejam abertas. Dessa forma é sempre bom estar atento em tudo que está acontecendo.

Prouni 2013

Quando chega o final do ano todos os vestibulandos ficam preocupados com as provas que estão por vir, afinal é o futuro deles que está em jogo. O PROUNI, por outro lado também é muito importante para quem deseja cursar uma boa universidade. Saiba aqui um pouco mais sobre como se inscrever.

O que é o Prouni

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo Governo Federal em 2004. O mesmo oferece bolsas de estudos (integrais e parciais) em universidades privadas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior.

Inscrições Prouni 2013

Para quem quer fazer a inscrição para o PROUNI 2013 deverá ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2012. Isso porque as notas do mesmo serão utilizadas como critério para a distribuição das bolsas. Os resultados do ENEM saem no dia 28 de Dezembro.

Para conseguir fazer a sua inscrição o candidato precisa ter uma nota mínima de 400 pontos na média feita entre o desempenho nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Códigos e suas Tecnologias, Linguagens e redação. Lembrando que o estudante não pode zerar na redação.

Normalmente as inscrições para o PROUNI para o primeiro semestre do ano começam no mês de janeiro, entretanto, como o cronograma oficial ainda não foi divulgado, não é possível afirmar a data correta.

Quando o período de inscrição for aberto, o candidato deverá acessar o site oficial do PROUNI, informar a sua senha e número de inscrição utilizado no ENEM 2012, escolher o curso, a instituição, o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência (ampla ou cotas).

Vale lembrar que há uma reserva de bolsas para pessoas que possuem algum tipo de deficiência e aos autodeclarados pardos, indígenas ou pretos. O número de bolsas destinadas aos cotistas é baseada em números fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para maiores informações acesse o site oficial do ProUni através do seguinte endereço: http://siteprouni.mec.gov.br/

About Jessica Pucci

Check Also

Como Escolher uma Profissão de Sucesso no Futuro

  Muitos jovens que estão terminando o ensino médio e irão ingressar em uma faculdade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *