Home » Alimentação » Saiba Quais são os Melhores Alimentos para Curar Anemia

Saiba Quais são os Melhores Alimentos para Curar Anemia

Manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes, com carnes de origem animal, é uma das melhores maneiras para combater a anemia, por serem ricos em ferro, são alimentos que não podem faltar na mesa de quem busca a melhor alimentação para curar pessoas anemicas. Confira as principais causas da anemia e saiba como evitar o seu aparecimento na infância, adolecência, gravidez, etc

A anemia é uma doença que atinge milhões de brasileiros, deixando a pessoa fraca e cansada, com dificuldade de concentração e muitas vezes irritada, o rendimento no trabalho é muito baixo e a pessoa não tem coragem para fazer nada, exercícios físicos então, nem pensar.

Quem está com anemia sente tonturas, pernas bambas, falta de ar, e perde o apetite, os lábios e interior dos olhos ficam pálidos (esbranquiçados).Esses são os principais sintomas de uma pessoa com anemia, um mal que atinge milhões de brasileiros e não escolhe classe social.

Se você está ou conhece alguém com esses sintomas, saiba que existem alimentos que ajudam a curar a anemia, esses são alimentos ricos em ferro e apresenta excelentes resultados no combate a doença.

Melhor alimentação para curar anemia

Quais as principais causas da anemia.

  • Perda expressiva e acelerada de sangue, por hemorragia, sangramentos gastrintestinais, cirurgias, menstruação intensa, etc.
  • Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes como ferro, ácido fólico e vitamina B12 e ácido fólico; esses alimentos são responsáveis pela produção da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.

Muitos casos de anemia poderiam ser evitados se as pessoas incluíssem no cardápio alguns dos seguintes alimentos:

Alimentos ricos em ferro:

  • Carne vermelha, fígado, aves, peixes, mariscos, amaranto, mexilhão,tofu, aspargos, pimentão, ostra, quinoa, tofu, chicória, feijão rajado e feijão fradinho, lentilha, melado e caldo de cana.

Alimentos ricos em folato:

  • Cavala, sardinha, truta, esses alimentos são importantes para a formação das hemácias e ajudam a prevenir o desenvolvimento da anemia megaloblástica.

Alimentos ricos em vitamina B12:

  • Muitos casos de anemia são decorrentes deficiencia desta vitamina, na grande maioria vegetarianos radicais, ou pessoas com uma alimentação deficiente. A vitamina b12 ajuda na prevenção da anemia auxiliando a produção das hemácias, ela pode ser encontrada em também em vegetais como:  brócolis, frutas cítricas, morango.

Vale frisar que as Carnes continuam sendo a melhor opção quando se procura os alimentos mais indicados para o tratamento da anemia, por serem ricas em ferro e sintetizados rapidamente pelo organismo sem grandes perdas (absorvidos rapidamente).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, alguns alimentos que há tempos eram indicados para o tratamento da anemia hoje são considerados prejudiciais por diminuir a taxa de absorção de ferro pelo organismo, entre eles o leite de vaca e seus derivados, e também os ovos.

No caso do leite, hoje já podemos encontrar no mercado leite enriquecido com ferro, neste caso o consumo do leito pode vir a ser uma boa opção.

Alimentos que são prejudiciais durante o tratamento da anemia.

  • Leite de vaca e seus derivados. Atenção: (como citado acima, o leite enriquecido com ferro pode ser uma boa alternativa)
  • Clara de ovo.
  • Castanhas e amêndoas.
  • Cereais integrais.
  • Compostos fenólicos (Refrigerantes, café, chás…).

Quando se busca suprir o organismo com uma alimentação rica em ferro, esses alimentos podem ser prejudiciais por diminuir o poder de absorção de ferro pelo organismo, sendo assim, é desaconselhado o consumo juntamente com os alimentos ricos em ferro.

Lembres-se que a melhor alimentação para acabar com a anemia, deve ser rica em  ferro, portanto você deve incluir esses alimentos em sua dieta para uma rápida recuperação.

“Vale lembrar que todo e qualquer tipo de tratamento relacionado a saúde, só deve ser feito com indicação e acompanhamento médico”.

Viva com Saúde!

TêmDicas.com

escrito por Marco Aurélio

One comment

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>