Home » Infantil » Sintomas da Depressão Infantil: O Que Fazer, Tratamentos

Sintomas da Depressão Infantil: O Que Fazer, Tratamentos

Conheça os principais sintomas da depressão infantil e saiba o que fazer se o seu filho sofre com este problema.

Atualmente estão surgindo doenças que antes não existiam. Este fato é devido ao grande estresse que todas as pessoas passam diariamente; isso sem contar a má alimentação e poucas horas de sono. A Depressão Infantil é uma patologia que está se tornando cada vez mais frequente nas crianças. Conheça aqui os principais sintomas bem como os tratamentos.

Saiba o que é Depressão Infantil

A depressão em crianças é um transtorno de humor que tem como principal característica a tristeza e o mau humor. Normalmente está associada a transtornos de sono, de alimentação e somáticos, como tonturas, taquicardia, cefaleia, sudorese, diminuição de libido, entre outros.

As crianças acabam não tendo mais prazer nas coisas mais simples como brincar, sair com os amigos, ver TV, jogar vídeo game, entre outras atividades habituais. Dessa forma, Von During explica, “As crianças deprimidas não podem rir. E uma criança que não ri nem pode brincar nem brigar; é uma criança enferma (…). As crianças deprimidas são tímidas, fogem da companhia dos demais, não jogam, não têm confiança em si mesmas, o que pode levá-las, inclusive ao suicídio (p. 31, POLAINO, 1988)”.

Sintomas da Depressão Infantil

Os sinais e sintomas que podem caracterizar uma possível depressão serão listados a seguir, porém isso não significa que os mesmos são algo fechado, ou seja, o seu filho pode ter a doença sem manifestar os sintomas descritos aqui; portanto é sempre muito importante levá-lo a um médico para que o mesmo possa fazer o diagnóstico correto:

– Pouca capacidade para se divertir (anedonia);
– Sonolência ou insônia;
– Queixas físicas;
– Choro;
– Baixo desempenho escolar;
– Mudança no padrão alimentar;
– Fadiga excessiva;
– Irritabilidade;
– Sentimentos de culpa;
– Sentimentos de desvalia;
– Ideação e atos suicida;
– hiperatividade ou hipoatividade;

Tratamento para Crianças com Depressão

O tratamento para depressão infantil é algo muito amplo que dependerá bastante de cada caso. Existem pacientes que simplesmente de fazer um acompanhamento psicológico por um determinado tempo já estão curados, porém há outros que necessitam de medicamentos, portanto vá sempre ao seu médico, pois somente ele poderá te indicar corretamente.

About Jessica Pucci

Check Also

Tratamento para Acne nas Costas

A acne nas costas podem ser bastante incomodas, principalmente para as mulheres na hora de colocar um vestido. Assim, para amenizar essa aparência, veja algumas dicas de tratamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *