Home » Saúde & Bem Estar » Tratamento Eficaz Contra Micose de Unha

Tratamento Eficaz Contra Micose de Unha

A micose de unha é um problema que acomete um grande número de pessoas. Confira no artigo informações sobre o assunto e veja como se prevenir.

A Onicomicose (conhecida popularmente como micose de unha) é uma infecção ocasionada por fungos. Suas principais fontes são o solo, animais, outras pessoas e alicates infectados. As unhas mais afetadas são as dos pés, pois o ambiente escuro, aquecido e úmido, encontrado dentro dos tênis e sapatos, favorece a proliferação.

Manifestações Clínicas da Micose de Unha

As onicomicoses manifestam-se de várias formas. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:

Descolamento da borda livre:
Nesta forma de manifestação, as unhas descolam-se do seu leito. Geralmente, iniciando pelos cantos e fica oca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.

Destruição e deformidades:
As unhas costumam ficar frágeis e quebradiças. Geralmente, se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.

Espessamento:
Nesta manifestação, as unhas aumentam de espessura, ficando grossas e endurecidas. Em alguns casos, esta forma pode ser acompanhada de dor e levar ao aspecto de “unha de gavião” ou “unha de telha”.

Leuconíquia:
Nesta forma de manifestação aparecem manchas brancas na superfície da unha.

Paroníquia (também conhecida como unheiro):
Nesta forma, ocorre uma alteração na formação da unha, a qual cresce ondulada e com alterações da superfície. O contorno ungueal fica inflamado, inchado e dolorido.

Tratamentos para Micose de Unha

Atualmente, existem diversos tratamentos para micose de unha. No entanto, é necessário optar por um que realmente acarrete resultados positivos e que acabe de vez com o problema. Uma consulta ao dermatologista é extremamente recomendada, o qual é a pessoa mais indicada para prescrever um bom tratamento.

Lembrando que o tipo de tratamento irá depender da extensão da micose. É necessário evitar o uso de medicamentos indicados por outras pessoas, pois eles podem mascarar características importantes para o diagnostico correto da micose, dificultando o tratamento.

Os medicamentos mais usados para o tratamento da micose de unha são de uso local, sob a forma de cremes, pomadas ou esmaltes. Porém, casos mais avançados podem necessitar de tratamento via oral, com comprimidos.

Em geral, os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento das unhas. As unhas dos pés levam em média 12 meses para se renovar totalmente, onde o tratamento deve ser mantido durante todo esse tempo. A persistência do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.

Como Evitar a Micose  de Unha?

Manter uma higiene adequada é essencial para evitar o aparecimento do problema. Veja algumas dicas abaixo:

Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (saunas, vestiários);
Evite mexer com terra sem utilizar luvas;
Use somente o seu material de manicure;
Evite o uso de meias de tecido sintético, dê preferência às de algodão;
Evite o uso de calçados fechados o máximo possível.

Tomando as medidas acima você conseguirá reduzir os riscos de aparecimento da micose de unha, um problema que acomete um grande número de pessoas atualmente.

About TemDicas

Check Also

Como Emagrecer Com Saúde: Dicas

Se você está em busca de dicas para saber como emagrecer com saúde, basta ler este artigo que irá te auxiliar com dicas bastante fáceis e úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *