Artigos Recentes
Home » Saúde & Bem Estar » Tratamento para Queloide no Nariz

Tratamento para Queloide no Nariz

Saiba quais os tratamentos mais eficazes para quelóide no nariz e veja o que fazer para evitar este problema.

Algumas pessoas que colocam piercing no nariz, ou então que passam por um procedimento cirúrgico ficam com cicatrizes, denominadas quelóides. Elas possuem um aspecto bem feio e acabam incomodando bastante. Conheça aqui alguns tratamentos para as quelóides.

Saiba o que é Quelóide

As quelóides são cicatrizes que passam por um fenômeno conhecido como hiperplasia. A hiperplasia é o crescimento exagerado de células de uma determinada região. Juntamente com esse crescimento de células também há uma grande produção de fibras colágenas, o que descarta qualquer possibilidade de ser um câncer.

Não há muito bem definido quem pode ter quelóide, porém existem fortes indícios de que ela aconteça por predisposição genética. Sendo assim elas não possuem cura definitiva, apenas alguns tratamento que podem amenizá-las.

Cirurgia para Quelóide

Raramente são feitas cirurgias para tratamento de quelóides, pois as chances dos mesmos voltarem ainda maiores é muito grande. Porém existem dois métodos: um, no qual é retirado todo o qulóide, e outro que apenas o conteúdo do quelóide é retirado. Não é possível afirmar qual é mais eficaz, pois cada caso requer uma técnica diferente.

A técnica de criocirurgia é utilizado nitrogênio líquido para que congele o quelóide. Vale lembrar que ele não é retirado por inteiro, e esta técnica é indicada para aquelas pessoas que possuem um quelóide pouco volumoso.

Infiltração de corticoesteróide (CORTICÓIDE)

Os corticóides podem ser injetados por meio de uma seringa nos quelóides. Esta droga irá ajudar a evitar o seu crescimento, além de auxiliar a diminuir a coceira ou a dor que o paciente possa vir a sentir. O período de aplicação será determinado pelo seu médico, porém dura em torno de um mês.

Algumas drogas que podem ser utilizadas via oral já foram desenvolvidas e estão sendo indicadas para pacientes que desejam amenizar os sintomas dos quelóides. As mais utilizadas são: ImiquiMod, Interferon-alfa, 5-fluoracil e Bleomicina.

About Jessica Pucci

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>