Home » Animais » Tratamento para Sarna em Cães e Gatos

Tratamento para Sarna em Cães e Gatos

Tratamento para Sarna em Cães e Gatos

Os cuidados com o animal de estimação é algo que deve ser feito diariamente. A sarna é um problema muito comum tanto em cães, quanto em gatos, caso ainda não saiba ela é uma doença de pele que é causada por um tipo de ácaro e que traz grandes transtornos aos animais e ainda aos seus donos. Se o seu animal de estimação está sofrendo com este problema, podemos lhe ajudar. Confiram nesta matéria como tratar a sarna em cães e gatos.

A sarna em cães é causada por um tipo de ácaro, denominado Sarcoptes scabiei. Já nos gatos, o ácaro responsável em desenvolver a doença é o Notroedis cati. Os dois parasitas são responsáveis em manifestar túneis nas camadas mais profundas da pele, que está associada a uma intensa coceira. Esse costuma ser o sintoma mais clássico da patologia.

Manifestação

O sintoma mais comum da doença tanto em cães como nos gatos é a coceira e por ser intensa, ela acaba fazendo com que o animal pare de comer pelo estresse. A sarna ainda pode fazer com que haja a perda de pelos, descamações e crostas na cabeça, orelhas e nas patas. Caso o problema não seja tratado com precocidade, pode se alastrar para o corpo do animal.

Transmissão

Segundo especialistas os animais podem pegar a sarna com o contato direto com outros cães ou gatos infectados.O contato com cobertores, roupas, toalhas ou escovas pode ainda facilitar a transmissão da doença. Por este motivo, durante o tratamento, os donos precisam realizar a limpeza com água quente nos objetos dos animais infectados, assim conseguirá evitar futuras transmissões.

Leia também: Como Ensinar o Cachorro Fazer Xixi no Lugar Certo

Tratamento para Sarna

Contato com Humanos

Embora cada tipo de ácaro da sarna infectar um tipo de espécie, cães, gatos ou homem, os animais podem sim contaminar outros indivíduos. No caso de um humano contaminado com a sarna costumam apresentar pontos avermelhados no braço e no tórax, que são locais que estão em contato direto com o parasita nos animais.

Diagnóstico

Para que consiga fazer o diagnóstico da sarna, é preciso raspar as lesões da pele do animal, em especial, aquelas que apresentam descamações. Com a avaliação de um microscópio, o raspado da pele pode revelar a presença do ácaro ou dos ovos do parasita. Há alguns casos em que as lesões são tão características que o raspado não é necessário para o diagnóstico. O ideal para diagnosticar o problema é levar o animal  veterinário para uma avaliação especializada, desta forma ele poderá lhe indicar os cuidados necessários.

Tratamento para Sarna

tratamento para a sarna deve ser feito com o uso de produtos para o banho, denominados acaricidas. Dependendo da gravidade do problema, o veterinário pode optar pelo uso de medicações injetáveis.

Para quem deseja saber como tratar sarna em cachorros e gatos , saiba que o ideal é procurar um veterinário, ele indicará a melhor forma de tratar o problema sem prejudicar seu animal de estimação.

About manuelle

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>