Home » Saúde & Bem Estar » Tratamentos para Pedra nos Rins, Cuidados

Tratamentos para Pedra nos Rins, Cuidados

Tratamentos para Pedra nos Rins

Tratamento para Pedra nos Rins – Estar atento com a sua saúde e com o que ocorre em seu corpo é algo extremamente importante para que não desenvolva qualquer tipo de doença, e para que tenha uma vida com qualidade. Algumas enfermidades são silenciosas e só aparecem quando estão em sua fase aguda, como é caso das pedras nos rins. Através deste artigo, informe-se mais sobre os tratamentos e cuidados que devem ser feitos.

Pedra nos Rins

A pedra nos rins pode ser chamada também de litíase ou de cálculo renal. O seu tratamento é muito variado, pois dependerá do tamanho e localização da pedra, sendo que pode ir desde um simples acompanhamento clínico até um procedimento cirúrgico convencional.

O cálculo renal é um dos problemas urológicos mais doloridos que infelizmente é muito comum na maioria das pessoas. Assim que uma pedra é detectada, independente de seu tamanho, ela deve ser tratada sem que a pessoa seja exposta a traumas desnecessários.

Tratamentos para Pedra nos Rins

Tratamentos para Pedra nos Rins

Atualmente existem muitos tratamentos (medicamentos, litotripsia -ondas de choque-, holmium laser, cirurgia endoscópica ou ainda cirurgia aberta para a retirada da pedra no rim) que podem ser prescritos pelo seu médico. A opção de terapia irá depender, como já citado anteriormente, do tamanho e localização do cálculo.

O método mais utilizado pelos urologistas, após o fracasso com os medicamentos é a Litotripsia com Ondas de Choque Extracorpórea (LEOC, LOCE ou LECO). Essas ondas que são liberadas no corpo tem a finalidade de fragmentar a pedra e fazer com que ela saia na urina. Este procedimento pode ser classificado como um dos mais seguros, porém, nem sempre resolve os problemas e tem uma margem mínima de riscos.

Prevenção

Para você se prevenir de ter cálculo renal, existem algumas dicas bem simples e extremamente úteis que qualquer um pode seguir:
- Aumentar o consumo de água para 2 a 3 litros diários. Além de prevenir o surgimento de pedras no rim, trará uma série de benefícios para o seu corpo;
- Consuma esporadicamente chá de quebra pedra. Este, por sua vez, pode impedir a formação de novos cálculos;
- Vá regularmente a um médico para que este possa fazer uma avaliação completa, e caso seja identificado algum cálculo, que ele ainda esteja no início.

Para você que suspeitar estar com pedra nos rins o ideal é procurar uma profissional da saúde para que possa identificar o problema e indicar o tratamento mais adequado.

About Jessica Pucci

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>